Como montar uma boa estratégia de investimento.
- Lucca B. de Menezes
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Você sabe o que é API e como ele te auxilia na adequação dos produtos financeiros para a tomada de decisão nos investimentos?

Serviço obrigatório de acordo com os órgãos reguladores - CVM e autorreguladores - ANBIMA, as instituições não podem recomendar produtos sem que a aderência ao perfil do cliente seja verificada.
Então, o API (Análise de Perfil do Investidor) é a ferramenta utilizada pelas Instituições Financeiras para auxilia-lo nas decisões de investimento. Também conhecido como Suitability, pois é realizado em outros países.
Este processo deve levar em conta alguns fatores que são determinantes para adequação do perfil do cliente x produto ofertado, como:
Objetivos do investidor: para que ele está investindo este dinheiro?
Horizonte de investimento: para quando ele vai precisar deste dinheiro?
Idade do investidor.
Conhecimento de mercado: ele sabe ou já ouviu falar o que é o produto?
Declaração de Assunção de riscos:
- Disposição: ele gosta de corres riscos?
- Disponibilidade: mas ele tem este dinheiro para correr riscos?
Cada instituição financeira terá sua própria metodologia para descobrir estes perfis e sempre será realizado na primeira aplicação na instituição, tendo validade de 24 meses no máximo e podendo ser atualizada antes.
Chegando assim ao perfil do cliente: conservador, moderado ou agressivo
“O API traz um grande benefício pois oferece a você e a IF informações fundamentais que aumentam a chance de sucesso em uma estratégia de investimento, além de tornar o ato de investir mais simples, transparente e seguro.”
Embora cada instituição tenha sua metodologia de avaliação, o processo utilizado geralmente é em formato de questionário específico.
Vale ressaltar que Investidor Qualificado e Investidor Profissional estão dispensados do processo de API, assim como os produtos de Poupança e Renda Fixa Simples.
Desta maneira, é extremamente importante realizar o API antes de iniciar os investimentos para assim ser possível adequar os produtos de investimento com a realidade do cliente, criando uma estratégia aderente e clara.
Glossário:
API: Análise de Perfil do Investidor.
CVM: Comissão de Valores Mobiliários.
ANBIMA: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.
IF: Instituições Financeiras.
Kommentare