top of page
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Spotify
Buscar

O guia completo do ESG.

  • Foto do escritor: Lucca B. de Menezes
    Lucca B. de Menezes
  • 11 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Neste artigo vou escrever um resumo completo sobre o que é ESG, como surgiu e qual a sua importância para a sociedade e para seus investimentos.

 

Primeiramente, acredito que você leitor já tenha ouvido falar ou se deparado em algum momento de suas navegações diárias nas redes sociais sobre o acrônimo ESG, nascido no termo inglês Environmental, Social and Governance.

Mas você compreende o que significa de fato este novo termo?


ESG.


O ESG representa um conjunto de fatores e critérios que tornam a filosofia de qualquer investimento mais sustentável no sentido de valorizar questões ambientais, sociais e de governança corporativa.


É uma maneira adotada pelas empresas de realizarem seus lucros realocando seus recursos em projetos que visam um mundo mais justo e equilibrado, com maior respeito ao ser humano e suas individualidades, responsabilidades com o uso de recursos naturais e com seus processos no impacto ambiental, assim como a transparência em sua governabilidade, por exemplo.


Como surgiu o ESG?

No ano 2000, a Organizações das Nações Unidas (ONU), desenvolveu o Pacto Global, lançado pelo seu então secretário-geral, Kofi Annan. Este documento foi criado com referência no conhecido código de conduta para empresas chamado Princípios de Sullivan, de Leon Sullivan, escrito em 1977.


Em 2005, a iniciativa cunhou pela primeira vez como termo ESG, em uma matéria publicada pelo Financial Times - Who cares wins in the brave world of ESG.


Qual sua importância nos dias atuais?

Mais do que nunca o mundo passa por um momento de mudança na forma de consumo. O desenvolvimento da era digital que estamos vivendo nos últimos 10 anos nos faz receber propagandas e informações de todo o globo em tempo real. A população se torna cada vez mais imediatista no processo de consumir bens materiais e troca-los por outro moderno.


O resultado no longo prazo se mostra certo na tendência de consumo se manter crescente.


"O que seria da humanidade com um escasso sistema de abastecimento de água? E qual seria a expectativa de vida se ocorresse um desmatamento desenfreado das grandes florestas do mundo? E se a intolerância, em seus mais diversos níveis e tipos, aumentasse a ponto de vivermos uma guerra generalizada? São questionamentos como esses que fazem a lógica capitalista mudar de rumo."

Leonardo Pinto, Jornalista.


Redução de custos, aumento da produtividade, e aumento de lucros adquiridos dos valores morais provenientes da conscientização são alguns resultados observados nas empresas que conectaram seus valores com os valores da sociedade.



E agora, como investir em ESG?

Existem algumas formas de investir em empresas que possuem a estratégia ESG em seu organismo.

  • ETFs:

Esta é a maneira mais tradicional utilizada em todo o mundo para aproveitar das estratégias de ESG. O Exchange Traded Fund (ETF), é digamos que um fundo de índice. Basicamente esta classe de ativo replica algum índice consolidado no mercado.

Se tornam assim a forma mais automática de acesso ao mundo ESG.


Os principais ETFs negociados no Brasil, são:


ECOO11: tem seu resultado atrelado a performance do índice ICO2 (Índice de Carbono Eficiente da B3, composto por ações de companhias que aceitaram adotar práticas transparentes em relação a suas emissões de gases efeito estufa).


GOVE11: tem seu resultado atrelado a performance do índice IGCT (Índice de Governança Corporativa Trade da B3, composto por ações de companhias listadas na bolsa que atendem aos critérios estabelecidos relacionados a governança corporativa).


ISUS11: atrelado ao índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, as empresas são analisadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental, justiça social e eficiência econômica).


ESGB11: é indexado e replica o Índice S&P/B3 Brazil ESG, lançado em setembro de 2020 em uma parceria entre a S&P Dow Jones e a B3.

  • Fundos de Investimento:

Existe por exemplo, o FI Trend ESG Global, que investe, de forma passiva, em três ETFs que replicam índices com as empresas que mais se destacam em estratégias de ESG no mundo.

  • Ações:

Serve para o investidor que quer definir os seus próprios critérios e montar a sua própria carteira de ações de companhias que olham para estas questões. Uma estratégia mais avançada e demanda uma série de estudos para entender quais companhias, seja no Brasil ou no mundo, tem o ESG adotado como princípio em suas operações.


Isso não são recomendações, apenas um demonstrativo das diversas maneiras que o investidor tem para colocar em prática suas estratégias.


Referências:

www.blackrock.com/br/perspectivas-em-destaques/esg-renda-fixa

conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/a-era-do-esg-investimentos-e-negocios-alem-do-lucro/

www.b3.com.br/pt_br/b3/sustentabilidade/nas-empresas/indices/


 
 
 

Comentários


SIGN UP AND STAY UP DATE WITH ALL OUR CONTENT.

Thank you for subscribe!

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2020 The Deal BR Magazine -  Por Lucca Menezes

bottom of page