top of page
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Spotify
Buscar

Quero ser um profissional do mercado financeiro.

  • Foto do escritor: Lucca B. de Menezes
    Lucca B. de Menezes
  • 15 de abr. de 2021
  • 6 min de leitura

O que devo fazer para ser um profissional do mercado financeiro? Tudo sobre certificações, instituições financeiras, carreiras e curiosidades.

 

O mercado financeiro vai muito além do que enxergamos. Eu mesmo quando abri uma conta na agência bancária mais próxima do colégio, por volta dos meus 13, 14 anos imaginava que o sistema financeiro era apenas aquilo que utilizávamos de serviços como depósito a vista (conta corrente), cartão de débito e crédito, uma poupancinha, talvez talões de cheque e o caixa eletrônico pra poder sacar dinheiro em espécie.


Em um futuro artigo, pretendo trazer a vocês uma visão centralizada nas centenas de produtos financeiros, opções e estratégias de investimento, proteção de capital, linhas de crédito e os mais diversos serviços bancários, que vão muito além do citado no primeiro parágrafo desta leitura.


Porém, hoje vou falar especialmente para você que quer ser um profissional de mercado financeiro ou que já está no ramo não sabe o tamanho desse universo e para onde você pode galgar sua carreira.















O mercado financeiro, agora falando de instituições e cargos, é um dos, se não o mais meritocrático mercado do mundo. O nível de excelência exigido pelas instituições financeiras é cada vez mais alto ao passo que você dá dentro de sua carreira.

Mas uma coisa é certa, você pode chegar a níveis extraordinários, tudo depende de você e da sua disposição de se dedicar ao que escolheu.


Formação Acadêmica.


Você não precisa necessariamente ser graduado em Administração, Economia ou Ciências Contábeis para entrar no mercado, hoje vemos que existe uma grande parcela de Engenheiros e Matemáticos atuando nas mais diferentes áreas.


Isso não é um empecilho, talvez um diferencial.


Certificações.


Essa é a parte mais importante do artigo e também a que eu mais estava esperando para falar. Sim, certificações.


Vou ser bem direto ao ponto.

  • CPA-10:

A CPA-10 foi criada para ser a prova de primeiro nível de conhecimento no mercado financeiro, é através dela que os bancos e instituições financeiras sabem que você tem o conhecimento técnico para atuar com prospecção e venda de produtos financeiros diretamente para o cliente.


Para quem nunca teve contato com o mercado e está buscando conhecimentos para ingressar em uma instituição financeira.


A prova que certifica os profissionais CPA 10 dura 2h e tem 50 questões. Para se aprovado(a) é preciso acertar 70% da prova, ou seja, 35 questões.


Dentre o seu conteúdo, está: 1) Sistema Financeiro Nacional, 2) Ética, Regulamentação e API, 3) Noções de Economia e Finanças, 4) Princípios de Investimento, 5) Fundos de Investimento, 6) Instrumentos de Renda Fixa e Variável, 7) Previdência Complementar Aberta.

  • CPA-20:

A CPA-20 (Certificação Profissional Anbima - Série 20), foi criada como uma continuação natural da CPA-10, porém permitindo que você exerça mais funções dentro da instituição financeira.


Ela certifica os profissionais que atuam na área comercial com vendas de produtos financeiros e de investimento na manutenção de carteiras nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais, sendo em agências bancárias ou plataformas de atendimento.


A prova que certifica os profissionais CPA 20 dura 2h30min e tem 60 questões. Para se aprovado(a) é preciso acertar 70% da prova, ou seja, 42 questões.


Dentre seu conteúdo, está: 1) SFN e Participantes de Mercado, 2) Compliance Legal, Ética e API, 3) Noções de Economia e Finanças, 4) Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos, 5) Fundos de Investimento, 6) Previdência Complementar Aberta, 7) Gestão de Performance e Riscos.

  • CEA:

O CEA (Certificado de Especialista Anbima) foi criado para tornar o profissional um Especialista em Investimentos, estando estes profissionais assessorando os gerentes de contas de investidores pessoas físicas e jurídica e podendo indicar produtos de investimentos.


Podemos dizer que hoje esta certificação já é considerada de diferenciação pelo mercado.


Com 70 questões, o exame é longo, com 3h30 de duração e você precisa acertar 49 questões para alcançar os 70% de aproveitamento necessários para se tornar um profissional certificado.


Dentre seu conteúdo, está: 1) Sistema Financeiro Nacional, 2) Noções de Economia e Finanças, 3) Instrumentos de Renda Fixa, Variável e Derivativos, 4) Fundos de Investimento, 5) Previdência Complementar, 6) Gestão de Carteira e Riscos, 7) Planejamento de Investimentos.

  • CGA:

O CGA (Certificação Gestores Anbima), é a quarta e última certificação realizada pela Anbima, e habilita os profissionais dela certificados, a atuar com gestão profissional de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados.


No ano passado (2020) tivemos algumas alterações na constituição da prova que não vou aprofundar no momento.


Esta prova é dividida em dois módulos, sendo necessária a aprovação em ambos para conseguir essa certificação.


No primeiro módulo, temos diversas matérias em que são apresentadas as ferramentas utilizadas no mercado (análise de balanço, economia, modelos quantitativos etc.), intercalados com a teoria que existe no mercado de renda fixa, derivativo e variável. Também são abordadas algumas questões sobre legislação e ética dos fundos brasileiros. Já o segundo módulo tem um maior grau de subjetividade. Agora, a maior parte das matérias trata de teorias de gestão de carteiras de renda variável e fixa, gestão de risco de desempenho e modelos de precificação.

  • AAI

A Certificação de AAI (Agente Autônomo de Investimento) é uma prova aplicada pela Ancord, que é a associação nacional das corretoras. Esta certificação é voltada para o profissional que deseja trabalhar na parte de relacionamento com o investidor dentro de uma instituição de distribuição de valores mobiliários, porém de forma autônoma.


Hoje é uma profissão muito e muito importante dentro do mercado financeiro pois possibilitou muitos investidores PF simples a investirem com mais qualidade e todo o profissionalismo de um assessor credenciado.


O exame tem duração de 2h30 e consiste numa prova de conhecimentos específicos, composta por 80 questões e você precisa acertar 56 questões para alcançar os 70% de aproveitamento necessários para ser aprovado.

  • CFP

A CFP® é a sigla para Certified Financial Planner e como você pode perceber, é uma certificação reconhecida internacionalmente que prepara para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.


É uma certificação realizada pela Planejar e sem dúvida alguma uma das certificações de maior diferencial no mercado hoje pois engloba além da área de investimentos, as áreas de previdência, seguros, planejamento sucessório, planejamento fiscal, planejamento financeiro e ética.



Diferente das certificações acima, o CFP já possui alguns pré-requisitos como um ano de experiência supervisionada ou três anos de experiência não supervisionada no relacionamento direto com clientes pessoas físicas.


Mas vai por mim, essa certificação te coloca em outros patamares.

  • CNPI

Certificado Nacional do Profissional de Investimento, te habilita e se tornar um Analista de Valores Mobiliários.


É uma certificação oferecida pela APIMEC, (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), que já desempenhava a atividade de certificação, e a partir de outubro de 2010 se tornou autorregulador da atividade de analista de valores mobiliários pessoa natural por autorização da CVM.


Esta profissão lhe da o conhecimento técnico e o respaldo profissional para elaborar relatórios de análise destinados à publicação, divulgação ou distribuição a terceiros.


A certificação está dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista, CNPI-T para o analista técnico e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).


  • PQO

A Certificação de Profissionais da B3, no âmbito do Programa de Qualificação Operacional (PQO), tem como objetivo atestar o conhecimento dos profissionais que atuam em diversas áreas nos mercados administrados pela B3.


PO PQO pode ser obtido por qualquer profissional independente de vinculo com um participante da B3. São áreas passíveis de certificação: Operações, Compliance, Risco, Comercial, Back Office, Liquidação, Custódia e Cadastro.


É uma certificação interessante para quem deseja se tornar Operador de Mesa.

  • CFA

E por último, e não menos importante, na minha opinião, a mais cobiçada certificação do mercado financeiro. A certificação concedida pela instituição norte-americana CFA Institute que lhe dá o título de CFA charterholder


Esta certificação é a garantia de que o profissional possuidor desta, é renomado no mercado.


Este título é aceito em diversos países do mundo e hoje, existem cerca de apenas 1.200 brasileiros certificados.


A prova é inteira em inglês e dividida em três níveis.

No nível 1 a prova é constituída com questões sobre análise de relatórios econômicos, ética, economia, finanças corporativas e investimentos em ativos e renda fixa.

No nível 2, os temais são sobre análise de investimentos, valorização de ativos e compreensão de relatórios financeiros. Sendo geralmente exigido a solução de cases reais de análises contábeis.

No nível 3, as questões exigidas são dos conteúdos abordados nos níveis anteriores e conta com questões discursivas que exigem uma boa capacidade de argumentação e redação em inglês do candidato.



Bom, este foi um artigo informativo para que você possa ter uma melhor visão dos diversos caminhos que o mercado financeiro pode lhe proporcionar. Existem várias áreas e características diferentes para se encontrar dentro deste mundo.


Espero que eu possa ter ajudado você que leu até aqui a trilhar o seu caminho como profissional.


Abaixo vou deixar dois gráficos sobre as diferentes instituições existentes e profissionais certificados.


Todas as informações foram tiradas dos sites oficiais das instituições/associações fomentadoras da certificação de qualificação técnica.




















 
 
 

Comentarios


SIGN UP AND STAY UP DATE WITH ALL OUR CONTENT.

Thank you for subscribe!

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2020 The Deal BR Magazine -  Por Lucca Menezes

bottom of page